sábado, 13 de maio de 2017

Confrei - Parte IV

Bálsamo de Plantas Medicinais é um produto que eu adoro e sempre que possível eu mesma faço até porque não utilizo conservantes e sei que foi feito com todo o carinho e cuidado. Cada erva possui propriedades terapêuticas específicas e nessa postagem vou explicar como eu faço o Bálsamo de Confrei.

Eu falei das propriedades medicinais do Confrei aqui. Esse bálsamo é excelente para tratar dores causadas por contusões, reumatismo, artrite, artrose, úlceras varicosas, picadas de insetos e assaduras. Além de ser super prático e fácil de transportar na bolsa. A quantidade é para uma embalagem de 30g, se quiser preparar mais é só aumentar os ingredientes na mesma proporção.

1 - Macerar um punhado de Confrei seco para liberar as propriedades da erva;




2 - Colocar para derreter em banho maria, em fogo baixo, 10g de manteiga de karité, 10g de manteiga de cacau e 1 col (sopa) de azeite de oliva. Adicionar a erva e deixar ferver durante 30 min mexendo seguidamente. Procure utilizar um recipiente e colher que não seja de alumínio (eu utilizo panela esmaltada e colher de pau);




3 - Coar o preparado e adicionar 5g de cera de abelha ou cera de carnaúba na mistura ainda quente e mexer até derreter. É a cera que vai dar a consistência do bálsamo. Não tem problema se ficar alguns farelinhos de Confrei (eu adoro quando ficam);



4 - Se quiser pode acrescentar algumas gotas de óleo essencial. Nesse eu acrescentei 4 gotas de óleo essencial de Camomila Romana  (Anthemis nobilis) porque adoro camomila e também porque esse óleo essencial contem propriedades anti-inflamatórias;


 A cera derretendo


5 - Depois é só colocar em um frasco com tampa e aproveitar todos os benefícios maravilhosos desse poderoso bálsamo!



* Se você tiver o Óleo de Confrei que ensinei a fazer aqui, pode simplesmente aquecer em banho maria e adicionar a cera de abelha ou carnaúba para dar consistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário