sábado, 13 de maio de 2017

Confrei - Parte I

O Confrei é um arbusto perene pertencente à família das Borragináceas. Cresce em forma de touceira e suas folhas possuem um formato oval saindo praticamente ao nível do solo. São grandes na base da planta e diminuem de tamanho na parte superior. Suas flores são reunidas em ramalhetes mais ou menos folhosos e torcidos. Possuem uma cor amarelada, esbranquiçada ou violácea. Mesmo havendo as flores, não há produção de frutos e nem de sementes, isso acontece porque essa é uma herbácea híbrida. De origem Européia e das zonas temperadas da Ásia seu cultivo teve boa adaptação ao clima do Brasil.

 Imagem de domínio público

Indicações:

O Confrei tem excelentes resultados como cicatrizante de feridas, úlceras varicosas, irritações da pele, furúnculos, hemorroidas, artrite, reumatismo e dores em geral devido à sua composição formada de substâncias de ação cicatrizante, anti-inflamatória e anti-irritante. Além disso é utilizado no tratamento de doenças gastrointestinais, desinterias, hemorróidas, tosse, bronquite, asma e irregularidade menstrual.

A ingestão do chá de Confrei via oral é recomendada com cautela, portanto nesse artigo falarei somente das formas de uso externo, que é a forma como eu uso e aproveito as propriedades dessa erva e tenho comprovação da eficácia.


Formas de uso:

Vou compartilhas com vocês as formas como EU utilizo o Confrei tanto em consultório, como em mim e minha família.

Seu uso local pode ser feito através de compressas, emplastro ou cataplasma com argila. Outras opções de utilização são o óleo, bálsamo e tintura de Confrei. O óleo e a tintura de Confrei eu ensino a fazer aqui. O bálsamo eu ensino a fazer aqui.

- Compressas
Fazer um chá - colocar 2 punhados da erva fresca ou 1 punhado da erva seca em 200ml de água e deixar ferver por 15 minutos. A água vai evaporar um pouco com a fervura, não tem problema. O chá deve ficar bem forte, como se fosse uma sopa de verduras, então se você colocar mais água, aumente a quantidade de erva na mesma proporção. Coar e aplicar diretamente sobre o local com um pano umedecido nesse chá. A Compressa de Confrei pode ser utilizada na cicatrização de feridas, furúnculos, picadas de insetos e animais peçonhentos, irritação na pele, queimaduras e para estancar hemorragias. Nesse caso use a compressa com o chá frio. Para diminuir febre, tosse, bronquite use o preparado morno.

- Emplastro
Macerar a erva fresca e colocar diretamente no local. Se não tiver a erva fresca e for usar erva seca, colocar algumas gotas de água quente para auxiliar na liberação das propriedades terapêuticas da planta. Essa forma de uso é eficiente em casos de úlcera varicosa. 

- Cataplasma
O cataplasma de argila pode ser feito de diferentes formas, sendo que a quantidade do preparado vai depender do tamanho do local afetado. Vou explicar em uma proporção de 50ml de líquido, que poderá variar para mais ou para menos na mesma proporção.

Método 1. Fazer uma infusão colocando 2 punhados de erva fresca ou 1 punhado de erva seca em 50ml de água fervente. Tampar e deixar descansar por 15 minutos. Vai ficar bem forte. Coar o chá, adicionar 5 colheres (sopa) de argila branca, roxa ou verde. Formará uma pasta, como massa de bolo, nem muito mole nem muito dura. Se ficar muito mole, acrescentar um pouco mais de argila, se ficar muito dura, acrescentar um pouco de água. 

Método 2. Em 50ml de água colocar 30 gotas de tintura de Confrei. Diluir 5 colheres (sopa) de argila nessa mistura. Novamente a quantidade vai depender do local afetado, variando para mais ou para menos na mesma proporção. 

Método 3. Macerar a erva fresca, acrescentar água e deixar descansar durante 12 horas (eu costumo fazer à noite para utilizar na manhã seguinte). No dia seguinte coar e acrescentar argila necessária até chegar o ponto de pasta. 

A foto não ficou das melhores mas dá para ter uma noção do ponto de pasta do preparado de argila que me refiro.




O Confrei auxilia na aceleração da cicatrização de feridas cutâneas e também na diminuição das dores causadas por varizes e reumatismo. Ajuda a estancar sangramentos de feridas na pele e pequenas hemorragias. 

Energeticamente o Confrei estimula o sentimento de confiança pessoal, trabalhando a reestruturação do ser. Ele estimula a consciência e desperta no indivíduo a força para recomeçar, quando se vive experiências desgastantes, com aquela sensação de "fim da linha".  Combate à tendência de autodestruição resultante do cansaço de lutar.

O Confrei é muito poderoso quando utilizado em rituais de prosperidade, para atrair dinheiro e proteção das finanças e do lar. É considerada a erva protetora dos viajantes, podendo-se colocar uma folha dentro de bolsas e malas para prevenir extravios e roubos. Para proteção da casa pode-se fazer uma defumação queimando a erva em um braseiro e espalhando sua fumaça pelo local. Aqui eu mostro como ficou o patuá de proteção que fiz utilizando o Confrei.

Nome científico: Symphytum officinale
Familia: Boraginaceae 
Planeta: Saturno
Elemento: Água
Propriedades medicinais: Cicatrizante, analgésica, anti-inflamatória,  tonificante
Propriedades mágicas: proteção em viagens, contra roubos e para atrair dinheiro


Referências Bibliográficas: 
- Os Aspectos Sutis, Simbólicos e Sagrados das Plantas Medicinais, Fábio L. Stern 
- Medicina Oculta, Samael Aun Weor

Nenhum comentário:

Postar um comentário