domingo, 2 de julho de 2017

Olíbano: O Cicatrizante da Alma

O Olíbano já me acompanha há muitos anos. Gosto de queimá-lo em casa, para manter o ambiente agradável. Gosto também de defumar meu Espaço, o Di Fontana Massoterapia, para que as pessoas que nele chegam, para tratar suas dores (tanto físicas como emocionais), se sintam acolhidas e confortáveis. Além disso, o óleo essencial de Olíbano é um dos meus preferidos.

 Foto de domínio público

O Olíbano, ou Frankinsense, é uma árvore originária do oeste da India, Arábia Saudita e do nordeste da Africa. É uma árvore pequena e elegante, que cresce selvagem em locais com invernos quentes e verões chuvosos. Suas folhas são serrilhadas e se alongam em direção ao topo dos galhos. 

As propriedades terapêuticas dessa planta estão concentradas na resina extraída através de incisões que são feitas no tronco da árvore. Acontece que para se proteger dos agentes externos, a árvore produz uma resina quando é "ferida", iniciando ali um processo de autocura. Por esse motivo, o óleo essencial de Olíbano é um dos melhores cicatrizantes naturais auxiliando na renovação celular e na cura de feridas emocionais que causam tanto sofrimento na alma do indivíduo. A árvore literalmente sangra. Essa resina é usada na defumação de ambientes.


 Foto de domínio público

Ao destilar a resina obtém-se o óleo essencial utilizado na Aromaterapia.  
Apesar de seu óleo  essencial possuir várias propriedades terapêuticas, gosto de me referir ao Olíbano como cicatrizante da alma porque ele é um dos óleos mais importantes no auxílio de casos de sofrimento de pessoas que tem dificuldade de combater as adversidades e passam a vida se lamuriando, melancólicas. O uso contínuo do Olíbano tem o poder de criar resiliência no indivíduo, revitalizando e suavizando o espírito e dando coragem à pessoa para libertar o passado e criar coragem para enfrentar o futuro. É como se caíssemos em um poço e viesse aquela mão amiga nos puxar para fora.
  
Foto de domínio público

Outras propriedades terapêuticas estão relacionadas:

  Físico: combate alergias, dores musculares, inflamação, enxaqueca, espasmos, é antialérgico e antitérmico, auxilia nos sintomas da menopausa, é adstringente, cicatrizante de feridas, picadas de inseto, queimaduras, rachaduras, espinhas, eczemas, trata pele seca, pele madura, psoríase, caspa, dermatite, rosácea, estrias, pele sensível, verrugas, rugas.

  Emocional: combate o estresse, a insegurança, ansiedade, nervosismo, depressão, pesar, tensão nervosa, insônia, falta de memória, é estimulante emocional, sedativo, traz de volta a autoconfiança, é relaxante e afrodisíaco.

Segundo textos bíblicos, pelo fato de sua resina ser considerada tão preciosa quanto ouro, foi um dos presentes oferecidos a Jesus pelos reis magos na ocasião do seu nascimento. Além disso, no Antigo Testamento o Olíbano é citado diversas vezes sendo utilizado pelos judeus em cerimônias religiosas. Até hoje queimamos Olíbano para nos auxiliar a entrarmos em estado meditativo (sempre queimo quando faço Meditação), pois ele auxilia a nossa consciência espiritual e fortalece e revigora o espírito cansado.
 
 
Foto do meu arquivo pessoal


Nome Botânico: Boswellia carteri
Família botânica: Burseraceae
Extração: destilação a vapor 

Para saber mais sobre o meu trabalho acesse www.difontanamassoterapia.com.br




2 comentários: