domingo, 1 de outubro de 2017
Sálvia Sclarea - o Equilibrador Hormonal Feminino
A Sálvia Sclarea (Clary sage), é irmã da Lavanda, do Alecrim, do Manjericão, da manjerona e também da Menta, todas pertencentes à família botânica das Labiadas.
Esta erva aromática nos salva das nossas "mazelas" emocionais mal resolvidas e confere clareza para o campo emocional, ou seja, ela nos ajuda a compreender melhor as nossas emoções.
Um grande remédio que a Mãe natureza nos oferta para nos ajudar a organizar nossa casa interna, especialmente nos momentos de grandes transições, quando nos sentimos desarrumados emocionalmente.
Ela contribui imensamente conosco quando estamos enfrentando fases de transição relacionadas com passagens da infância para adolescência, da adolescência para a vida adulta e da vida adulta para a fase do envelhecimento. Age como um harmonizador hormonal, nos conferindo tranquilidade e equilíbrio.
Infalível aliada para a saúde física e emocional da mulher.
Texto extraído de: www.veraguedesaroma.com
terça-feira, 1 de agosto de 2017
Sinusite
Há alguns dias tenho percebido meu corpo estranho. Um cansaço diferente, uma dorzinha aqui, outra ali (sim, porque terapeuta também tem dessas!)... E eis que hoje acordo com uma dor de cabeça esquisita que se inicia nos seios nasais e vai subindo pela cabeça até a região das têmporas. Aquela sensação de "dói quando respira"... É uma dor que para mim é bem conhecida pelos sintomas e por já ter tratado vários pacientes, mas que eu mesma nunca havia sentido antes. Pensei comigo mesma: "não é possível, isso é Sinusite!!!" E PQP, como dói!!! Bendito inalador pessoal que já tenho pronto e que uso para eventuais dores de cabeça (já fazem 2 anos que não tomo um analgésico 😀). É um tipo de inalador individual e intransferível, pois ele é preparado de acordo com os sintomas pessoais que cada indivíduo apresenta.
De qualquer forma, eu precisava saber o que tinha causado a Sinusite, e conhecendo as causas emocionais que a desencadeiam, voltei um pouco no tempo, fiz uma autoavaliação, e comecei a perceber como tinham sido meus últimos dias. Até porque como Aromaterapeuta Clínica, eu precisava saber quais os fatores que haviam provocado seu surgimento e qual a melhor forma de tratá-la em mim mesma.
A Sinusite é um processo inflamatório dos seios nasais. Os sintomas são dor de cabeça logo acima do nariz e na região frontal, coriza, obstrução nasal, podendo em alguns casos, haver também tosse, febre, dor de garganta e irritação ocular (estou desde ontem com dor nos olhos e achava que era devido ao uso do computador...).
A Sinusite pode ser aguda ou crônica:
✔ Aguda:
Costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido - seio frontal, maxilar, etmoidal (entre o globo ocular e o nariz) e esfenoidal (quando a dor propaga para a lateral e o vértice da cabeça). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção, o que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.
Costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido - seio frontal, maxilar, etmoidal (entre o globo ocular e o nariz) e esfenoidal (quando a dor propaga para a lateral e o vértice da cabeça). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção, o que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.
✔ Crônica:
Ocorre quando a dor passa a ser recorrente. Os
sintomas são os mesmos, porém variam de intensidade e podem ocorrer quatro ou mais vezes por ano, com intervalos sem se manifestar. A dor nos
seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser o
sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade
quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior
das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo
de tosse.
A causa emocional da Sinusite está associada a decepções provocadas por excesso de expectativas ou por irritação com alguma pessoa próxima. Segundo Valcapelli e Gasparetto em seu livro Metafísica da Saúde, "A ira é proveniente das expectativas feitas sobre aquela pessoa. É muito comum nutrirmos esperanças acerca de alguém. Quando não somos correspondidos, vem a decepção. Na medida em que formos realistas e encararmos a realidade, conseguiremos superar o choque e administrar as divergências sem comprometer nosso estado de humor.
...Pode-se dizer então que a sinusite surge quando a pessoa não sabe trabalhar com as expectativas feitas sobre os outros. Na maioria dos casos, em vez de expressar de alguma forma o que sente, prefere omitir esses sentimentos, para se fazer de boa companheira. Já outras vivem falando, mas não são ouvidas, nesse caso ficam ainda mais irritadas por não receberem a devida atenção."
Bem, antes de falar sobre o tratamento (pois nesse momento em que escrevo se passou um dia inteiro e já estou inteira novamente), vamos às ponderações bem particulares do porquê da Sinusite ter se manifestado em mim pela primeira vez. Não penso que coloquei expectativa em excesso em alguma pessoa próxima (me vem à cabeça marido e filhos). Confesso que o mais difícil é justamente reconhecer onde estamos errando. É fácil falar para o paciente, mas quando a história é com nós mesmas o negócio muda de rumo, masssss o mês de julho foi bem atípico. Fazendo um balanço do mês, juntaram-se férias escolares, férias do marido, uma viagem à trabalho para o Rio Grande do Sul, outras duas cerimônias, mais uma viagem para o Paraná, diversas alterações na agenda (que bom que meus pacientes compreenderam e foram super acessíveis). Enfim, tenho plena convicção de que o stress desencadeado por eu ter colocado expectativas sobre tudo o que eu tinha planejado para o mês e literalmente, todas as coisas aconteceram de outra forma, foi mais do que suficiente para provocar a crise. Com certeza foi a forma do meu corpo me falar "Ei, estou aqui, preste atenção, fique tranquila que as coisas não acontecem somente porque você quer que seja dessa forma."
Visto isso, a primeira coisa que comecei a fazer foram os Processos Verbais do Access (ferramenta do Access Consciousness™
que auxilia a desbloquear crenças e limitações em qualquer área de
nossa vida). Ao longo do dia fui desconstrindo e descriando todas as
emoções que vinham causando o desconforto e as dores. Além disso
introduzi no inalador pessoal óleos essenciais com propriedades
anti-inflamatórias, analgésicas, relaxantes e descongestionantes
(mentais e emocionais). Porque não adianta somente descongestionar o
nariz, mas os pensamentos também.
Iniciei
o tratamento com os Processos Verbais e a Aromaterapia por volta das 10
horas da manhã. As 16 horas já não estava sentindo os sintomas e como
falei anteriormente estou me sentindo renovada, sem dores, sem coriza,
sem aquela sensação de cabeça pesada e sem dor no corpo. Nos próximos meses saberei se haverá nova crise e se será necessário um tratamento mais profundo ou se foi somente algo pontual que não irá se repetir (se depender de mim, não vai ter outra 💆).
Lembre-se sempre: cuidado com pensamentos tóxicos; não guarde as coisas para você mesmo; não crie expectativas em excesso, mas coloque metas para que o Universo saiba o que precisa fazer; pergunte sempre ao seu corpo o que é leve e pesado para você (não sabe como fazer isso? Entre em contato comigo!); e principalmente, um bom palavrão falado na hora certa é altamente confortante.
* Consultas presenciais e online entre em contato:
- whatsapp (14) 99716-3784
- email: contato@difontanamassoterapia.com.br
* Informações:
domingo, 2 de julho de 2017
Olíbano: O Cicatrizante da Alma
O
Olíbano já me acompanha há muitos anos. Gosto de queimá-lo em casa,
para manter o ambiente agradável. Gosto também de defumar meu Espaço, o
Di Fontana Massoterapia, para que as pessoas que nele chegam, para
tratar suas dores (tanto físicas como emocionais), se sintam acolhidas e
confortáveis. Além disso, o óleo essencial de Olíbano é um dos meus
preferidos.
O Olíbano, ou Frankinsense, é uma árvore originária do oeste da India, Arábia Saudita e do nordeste da Africa. É uma árvore pequena e elegante, que cresce selvagem em locais com invernos quentes e verões chuvosos. Suas folhas são serrilhadas e se alongam em direção ao topo dos galhos.
As propriedades terapêuticas dessa planta estão concentradas na resina extraída através de incisões que são feitas no tronco da árvore. Acontece que para se proteger dos agentes externos, a árvore produz uma resina quando é "ferida", iniciando ali um processo de autocura. Por esse motivo, o óleo essencial de Olíbano é um dos melhores cicatrizantes naturais auxiliando na renovação celular e na cura de feridas emocionais que causam tanto sofrimento na alma do indivíduo. A árvore literalmente sangra. Essa resina é usada na defumação de ambientes.
Ao destilar a resina obtém-se o óleo essencial utilizado na Aromaterapia.
Apesar de seu óleo essencial possuir várias propriedades terapêuticas, gosto de me referir ao Olíbano como cicatrizante da alma porque ele é um dos óleos mais importantes no auxílio de casos de sofrimento de pessoas que tem dificuldade de combater as adversidades e passam a vida se lamuriando, melancólicas. O uso contínuo do Olíbano tem o poder de criar resiliência no indivíduo, revitalizando e suavizando o espírito e dando coragem à pessoa para libertar o passado e criar coragem para enfrentar o futuro. É como se caíssemos em um poço e viesse aquela mão amiga nos puxar para fora.
Outras propriedades terapêuticas estão relacionadas:
✔ Físico: combate alergias, dores musculares, inflamação, enxaqueca, espasmos, é antialérgico e antitérmico, auxilia nos sintomas da menopausa, é adstringente, cicatrizante de feridas, picadas de inseto, queimaduras, rachaduras, espinhas, eczemas, trata pele seca, pele madura, psoríase, caspa, dermatite, rosácea, estrias, pele sensível, verrugas, rugas.
✔ Emocional: combate o estresse, a insegurança, ansiedade, nervosismo, depressão, pesar, tensão nervosa, insônia, falta de memória, é estimulante emocional, sedativo, traz de volta a autoconfiança, é relaxante e afrodisíaco.
Segundo textos bíblicos, pelo fato de sua resina ser considerada tão preciosa quanto ouro, foi um dos presentes oferecidos a Jesus pelos reis magos na ocasião do seu nascimento. Além disso, no Antigo Testamento o Olíbano é citado diversas vezes sendo utilizado pelos judeus em cerimônias religiosas. Até hoje queimamos Olíbano para nos auxiliar a entrarmos em estado meditativo (sempre queimo quando faço Meditação), pois ele auxilia a nossa consciência espiritual e fortalece e revigora o espírito cansado.
Nome Botânico: Boswellia carteri
Família botânica: Burseraceae
Extração: destilação a vapor
Para saber mais sobre o meu trabalho acesse www.difontanamassoterapia.com.br
Foto de domínio público
O Olíbano, ou Frankinsense, é uma árvore originária do oeste da India, Arábia Saudita e do nordeste da Africa. É uma árvore pequena e elegante, que cresce selvagem em locais com invernos quentes e verões chuvosos. Suas folhas são serrilhadas e se alongam em direção ao topo dos galhos.
As propriedades terapêuticas dessa planta estão concentradas na resina extraída através de incisões que são feitas no tronco da árvore. Acontece que para se proteger dos agentes externos, a árvore produz uma resina quando é "ferida", iniciando ali um processo de autocura. Por esse motivo, o óleo essencial de Olíbano é um dos melhores cicatrizantes naturais auxiliando na renovação celular e na cura de feridas emocionais que causam tanto sofrimento na alma do indivíduo. A árvore literalmente sangra. Essa resina é usada na defumação de ambientes.
Foto de domínio público
Ao destilar a resina obtém-se o óleo essencial utilizado na Aromaterapia.
Apesar de seu óleo essencial possuir várias propriedades terapêuticas, gosto de me referir ao Olíbano como cicatrizante da alma porque ele é um dos óleos mais importantes no auxílio de casos de sofrimento de pessoas que tem dificuldade de combater as adversidades e passam a vida se lamuriando, melancólicas. O uso contínuo do Olíbano tem o poder de criar resiliência no indivíduo, revitalizando e suavizando o espírito e dando coragem à pessoa para libertar o passado e criar coragem para enfrentar o futuro. É como se caíssemos em um poço e viesse aquela mão amiga nos puxar para fora.
Foto de domínio público
Outras propriedades terapêuticas estão relacionadas:
✔ Físico: combate alergias, dores musculares, inflamação, enxaqueca, espasmos, é antialérgico e antitérmico, auxilia nos sintomas da menopausa, é adstringente, cicatrizante de feridas, picadas de inseto, queimaduras, rachaduras, espinhas, eczemas, trata pele seca, pele madura, psoríase, caspa, dermatite, rosácea, estrias, pele sensível, verrugas, rugas.
✔ Emocional: combate o estresse, a insegurança, ansiedade, nervosismo, depressão, pesar, tensão nervosa, insônia, falta de memória, é estimulante emocional, sedativo, traz de volta a autoconfiança, é relaxante e afrodisíaco.
Segundo textos bíblicos, pelo fato de sua resina ser considerada tão preciosa quanto ouro, foi um dos presentes oferecidos a Jesus pelos reis magos na ocasião do seu nascimento. Além disso, no Antigo Testamento o Olíbano é citado diversas vezes sendo utilizado pelos judeus em cerimônias religiosas. Até hoje queimamos Olíbano para nos auxiliar a entrarmos em estado meditativo (sempre queimo quando faço Meditação), pois ele auxilia a nossa consciência espiritual e fortalece e revigora o espírito cansado.
Foto do meu arquivo pessoal
Nome Botânico: Boswellia carteri
Família botânica: Burseraceae
Extração: destilação a vapor
Para saber mais sobre o meu trabalho acesse www.difontanamassoterapia.com.br
sábado, 13 de maio de 2017
Confrei - Parte IV
Bálsamo de Plantas Medicinais é um produto que eu adoro e sempre que possível eu mesma faço até porque não utilizo conservantes e sei que foi feito com todo o carinho e cuidado. Cada erva possui propriedades terapêuticas específicas e nessa postagem vou explicar como eu faço o Bálsamo de Confrei.
Eu falei das propriedades medicinais do Confrei aqui. Esse bálsamo é excelente para tratar dores causadas por contusões, reumatismo, artrite, artrose, úlceras varicosas, picadas de insetos e assaduras. Além de ser super prático e fácil de transportar na bolsa. A quantidade é para uma embalagem de 30g, se quiser preparar mais é só aumentar os ingredientes na mesma proporção.
1 - Macerar um punhado de Confrei seco para liberar as propriedades da erva;
2 - Colocar para derreter em banho maria, em fogo baixo, 10g de manteiga de karité, 10g de manteiga de cacau e 1 col (sopa) de azeite de oliva. Adicionar a erva e deixar ferver durante 30 min mexendo seguidamente. Procure utilizar um recipiente e colher que não seja de alumínio (eu utilizo panela esmaltada e colher de pau);
3 - Coar o preparado e adicionar 5g de cera de abelha ou cera de carnaúba na mistura ainda quente e mexer até derreter. É a cera que vai dar a consistência do bálsamo. Não tem problema se ficar alguns farelinhos de Confrei (eu adoro quando ficam);
4 - Se quiser pode acrescentar algumas gotas de óleo essencial. Nesse eu acrescentei 4 gotas de óleo essencial de Camomila Romana (Anthemis nobilis) porque adoro camomila e também porque esse óleo essencial contem propriedades anti-inflamatórias;
A cera derretendo
5 - Depois é só colocar em um frasco com tampa e aproveitar todos os benefícios maravilhosos desse poderoso bálsamo!
* Se você tiver o Óleo de Confrei que ensinei a fazer aqui, pode simplesmente aquecer em banho maria e adicionar a cera de abelha ou carnaúba para dar consistência.
Confrei - Parte II
Além de ser utilizado em compressas e emplastros, como expliquei aqui, outra forma de utilização do Confrei é através de óleo ou tintura. Vou explicar a maneira como EU preparo as a tintura e o óleo de Confrei. A maneira de fazer pode variar de pessoa para pessoa.
Tintura de Confrei
A tintura é uma forma de preparação em que se extrai os princípios ativos das plantas medicinais utilizando-se um conservante alcoólico. A vantagem de se preparar uma tintura de ervas é que seus compostos e nutrientes se conservam por muito mais tempo.
A tintura pode ser preparada com plantas frescas ou secas, previamente picadas ou trituradas. O procedimento para o preparo de tintura é o mesmo para qualquer parte da planta: raízes, caules, flores ou folhas.
✔ Tintura de planta seca
Para preparar a tintura com o Confrei seco eu utilizo a proporção de 10%, então para 1 litro de conservante alcoólico uso 100 g da planta:
- 100 g de Confrei seco;
- 1 litro de rum (pode-se usar wodka, cachaça, álcool de cereais ou outro de sua preferência)
Para preparar a tintura com o Confrei seco eu utilizo a proporção de 10%, então para 1 litro de conservante alcoólico uso 100 g da planta:
- 100 g de Confrei seco;
- 1 litro de rum (pode-se usar wodka, cachaça, álcool de cereais ou outro de sua preferência)
Modo de preparo:
- a tintura deve ser preparada em um frasco de vidro esterilizado e seco;
- a tintura deve ser preparada em um frasco de vidro esterilizado e seco;
- coloque a erva no frasco e cubra-a totalmente com o rum e tampe;
- coloque uma etiqueta contendo o nome da planta e a data de preparo;
- guarde o preparado em local escuro e em temperatura ambiente, durante 21 dias, agitando o frasco pelo menos 1 vez ao dia;
- coe a tintura e guarde-a em frascos de cor escura (eu costumo utilizar garrafas de vidro âmbar);
* A validade da tintura de planta seca é de dois anos, quando armazenada em local fresco, seco e escuro.
✔ Tintura de planta fresca
Para preparar a tintura com o Confrei fresco utilizo a proporção de 20%:
- 200 g de Confrei fresco;
- 1 litro de rum (ou outro de sua preferência);
- coloque uma etiqueta contendo o nome da planta e a data de preparo;
- guarde o preparado em local escuro e em temperatura ambiente, durante 21 dias, agitando o frasco pelo menos 1 vez ao dia;
- coe a tintura e guarde-a em frascos de cor escura (eu costumo utilizar garrafas de vidro âmbar);
* A validade da tintura de planta seca é de dois anos, quando armazenada em local fresco, seco e escuro.
✔ Tintura de planta fresca
Para preparar a tintura com o Confrei fresco utilizo a proporção de 20%:
- 200 g de Confrei fresco;
- 1 litro de rum (ou outro de sua preferência);
Modo de preparo:
- o procedimento de preparo é o mesmo realizado com a planta seca, porém ao colocar a erva no frasco eu pico as folhas com as mãos para facilitar a extração dos princípios ativos.
* A validade da tintura de planta fresca é de apenas um ano.
A tintura pode ser usada externamente na forma de unguentos, massagem e na formulação de pomadas e cremes.
* A validade da tintura de planta fresca é de apenas um ano.
A tintura pode ser usada externamente na forma de unguentos, massagem e na formulação de pomadas e cremes.
Óleo de Confrei
Essa é a maneira como EU faço o Óleo de Confrei. Não tem mistério, o preparo é basicamente sempre o mesmo, claro que tomando certos cuidados com higiene e limpeza dos produtos a serem utilizados.
Prefira fazer o óleo de Confrei com a planta seca. Se estiver fresca, colha e deixe secando por alguns dias.
Prefira fazer o óleo de Confrei com a planta seca. Se estiver fresca, colha e deixe secando por alguns dias.
- Coloque o Confrei em um frasco de vidro limpo e esterilizado até chegar quase na borda, deixando um espaço para cobrir com o óleo.
- Cubra a erva com algum óleo vegetal. Eu costumo utilizar óleo de milho prensado à frio (comprado em casas de produtos naturais e cosméticos, não é o mesmo óleo de milho refinado que encontramos no supermercado). Você pode utilizar azeite de oliva, óleo de girassol ou outro de sua preferência.
- Aperte bem a erva, tomando o cuidado para que o óleo cubra totalmente o Confrei. Tampe-o e coloque uma etiqueta com o nome da planta e a data em que foi feito. Deixe descansar em um local escuro e arejado.
- Abra o frasco algumas vezes por semana empurrando o Confrei para baixo afim de liberar possíveis bolhas de ar e garantir que o óleo esteja sempre cobrindo as folhas.
- Após 6 semanas coe e condicione o óleo em um vidro âmbar.
O óleo de Confrei pode ser usado para massagear articulações doloridas, pancadas, picadas de inseto, aliviar queimaduras ou para diminuir a dor causada por varizes.
* Essa receita foi baseada na receita ensinada no Blog Aromas Vitais: http://aromasvitais.blogspot.com.br/2015/08/oleos-macerados-diy.html e também nos ensinamentos da minha avó, que utilizava o óleo de Confrei nas varizes do meu avô e todas as vezes que eu corria para a casa dela com algum machucado 💚💚💚
Confrei - Parte I
O Confrei é um arbusto perene pertencente à família das Borragináceas. Cresce em forma de touceira e suas
folhas possuem um formato oval saindo praticamente ao nível do solo. São grandes na base da planta e diminuem de tamanho na parte superior. Suas flores são reunidas em ramalhetes mais ou menos folhosos e
torcidos. Possuem uma cor amarelada, esbranquiçada ou violácea. Mesmo
havendo as flores, não há produção de frutos e nem de sementes, isso
acontece porque essa é uma herbácea híbrida. De origem Européia e das zonas temperadas da Ásia seu cultivo teve boa adaptação ao clima do Brasil.
Imagem de domínio público
Indicações:
O Confrei tem excelentes resultados como cicatrizante de feridas, úlceras varicosas, irritações da pele, furúnculos, hemorroidas, artrite, reumatismo e dores em geral devido à sua composição formada de substâncias de ação cicatrizante, anti-inflamatória e anti-irritante. Além disso é utilizado no tratamento de doenças gastrointestinais, desinterias, hemorróidas, tosse, bronquite, asma e irregularidade menstrual.
A ingestão do chá de Confrei via oral é recomendada com cautela, portanto nesse artigo falarei somente das formas de uso externo, que é a forma como eu uso e aproveito as propriedades dessa erva e tenho comprovação da eficácia.
Formas de uso:
Vou compartilhas com vocês as formas como EU utilizo o Confrei tanto em consultório, como em mim e minha família.
Seu uso local pode ser feito através de compressas, emplastro ou cataplasma com argila. Outras opções de utilização são o óleo, bálsamo e tintura de Confrei. O óleo e a tintura de Confrei eu ensino a fazer aqui. O bálsamo eu ensino a fazer aqui.
Seu uso local pode ser feito através de compressas, emplastro ou cataplasma com argila. Outras opções de utilização são o óleo, bálsamo e tintura de Confrei. O óleo e a tintura de Confrei eu ensino a fazer aqui. O bálsamo eu ensino a fazer aqui.
- Compressas
Fazer um chá - colocar 2 punhados da erva fresca ou 1 punhado da erva seca em 200ml de água e deixar ferver por 15 minutos. A água vai evaporar um pouco com a fervura, não tem problema. O chá deve ficar bem forte, como se fosse uma sopa de verduras, então se você colocar mais água, aumente a quantidade de erva na mesma proporção. Coar e aplicar diretamente sobre o local com um pano umedecido nesse chá. A Compressa de Confrei pode ser utilizada na cicatrização de feridas, furúnculos, picadas de insetos e animais peçonhentos, irritação na pele, queimaduras e para estancar hemorragias. Nesse caso use a compressa com o chá frio. Para diminuir febre, tosse, bronquite use o preparado morno.
- Emplastro
Macerar a erva fresca e colocar diretamente no local. Se não tiver a erva fresca e for usar erva seca, colocar algumas gotas de água quente para auxiliar na liberação das propriedades terapêuticas da planta. Essa forma de uso é eficiente em casos de úlcera varicosa.
- Cataplasma
O cataplasma de argila pode ser feito de diferentes formas, sendo que a quantidade do preparado vai depender do tamanho do local afetado. Vou explicar em uma proporção de 50ml de líquido, que poderá variar para mais ou para menos na mesma proporção.
✔ Método 1. Fazer uma infusão colocando 2 punhados de erva fresca ou 1 punhado de erva seca em 50ml de água fervente. Tampar e deixar descansar por 15 minutos. Vai ficar bem forte. Coar o chá, adicionar 5 colheres (sopa) de argila branca, roxa ou verde. Formará uma pasta, como massa de bolo, nem muito mole nem muito dura. Se ficar muito mole, acrescentar um pouco mais de argila, se ficar muito dura, acrescentar um pouco de água.
✔ Método 2. Em 50ml de água colocar 30 gotas de tintura de Confrei. Diluir 5 colheres (sopa) de argila nessa mistura. Novamente a quantidade vai depender do local afetado, variando para mais ou para menos na mesma proporção.
✔ Método 3. Macerar a erva fresca, acrescentar água e deixar descansar durante 12 horas (eu costumo fazer à noite para utilizar na manhã seguinte). No dia seguinte coar e acrescentar argila necessária até chegar o ponto de pasta.
A foto não ficou das melhores mas dá para ter uma noção do ponto de pasta do preparado de argila que me refiro.
O Confrei auxilia na aceleração da cicatrização de feridas cutâneas e também na diminuição das dores causadas por varizes e reumatismo. Ajuda a estancar sangramentos de feridas na pele e pequenas hemorragias.
Energeticamente o Confrei estimula o sentimento de confiança pessoal, trabalhando a reestruturação do ser. Ele estimula a consciência e desperta no indivíduo a força para recomeçar, quando se vive experiências desgastantes, com aquela sensação de "fim da linha". Combate à tendência de autodestruição resultante do cansaço de lutar.
O Confrei é muito poderoso quando utilizado em rituais de prosperidade, para atrair dinheiro e proteção das finanças e do lar. É considerada a erva protetora dos viajantes, podendo-se colocar uma folha dentro de bolsas e malas para prevenir extravios e roubos. Para proteção da casa pode-se fazer uma defumação queimando a erva em um braseiro e espalhando sua fumaça pelo local. Aqui eu mostro como ficou o patuá de proteção que fiz utilizando o Confrei.
Nome científico: Symphytum officinale
Familia: Boraginaceae
Planeta: Saturno
Elemento: Água
Propriedades medicinais: Cicatrizante, analgésica, anti-inflamatória, tonificante
Propriedades mágicas: proteção em viagens, contra roubos e para atrair dinheiro
Referências Bibliográficas:
- Os Aspectos Sutis, Simbólicos e Sagrados das Plantas Medicinais, Fábio L. Stern
- Medicina Oculta, Samael Aun Weor
Referências Bibliográficas:
- Os Aspectos Sutis, Simbólicos e Sagrados das Plantas Medicinais, Fábio L. Stern
- Medicina Oculta, Samael Aun Weor
Confrei - Parte III
Fiquei de mostrar como eu fiz meus Patuás de Confrei para carregar na bolsa e na mala em viagens. Infelizmente eu esqueci de tirar fotos do processo, mas é super simples e não tem mistério.
Resolvi fazer esses patuás porque já aconteceu comigo mais de uma vez de danificar mala, roubarem minha carteira e da companhia aérea extraviar a bagagem e até mesmo o bebê conforto do meu filho em viagens. Pois bem, já que o Confrei possui a energia de proteção (falei sobre as Propriedades Mágicas dessa erva aqui) porque não aproveitar... A partir de agora deixarei o patuá menor sempre dentro da minha bolsa e o maior me acompanhará em futuras viagens dentro da mala.
Eu usei Juta, mas pode-se usar outro tecido como feltro, linho ou outro tecido de sua preferência. Cortei um retângulo, costurei as bordas com sisal, adicionei Confrei seco e amarrei a ponta. Aproveitei que eu tinha algumas pedrinhas de ônix já perfuradas e costurei uma em cada patuá para potencializar a proteção.
Não esqueça: sempre que for trabalhar com ervas, seja no campo medicinal ou em rituais, coloque sempre a sua intenção. Nesse caso, enquanto eu fazia meus patuás, fui intencionando que eu queria proteção contra extravios e roubos e também proteção. E nunca deixe de agradecer os benefícios que a Mãe Natureza nos dá.
domingo, 2 de abril de 2017
O Poder do Toque
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana". Carl G Jung
Durante
uma sessão de Massoterapia o toque é tão importante quanto a anamnese e
a seleção dos óleos essenciais a serem utilizados. A utilização das
mãos como técnica terapêutica é utilizada há milhares de anos para
relaxar e reduzir a dor. Baseando-se nisso a Dra Dolores Krieger, da
Universidade de Nova York, iniciou na década de 70 seus estudos sobre a
harmonização do campo energético do indivíduo através do contato físico.
Em seus estudos ficou comprovado que, quando o terapeuta toca o
paciente, ele acessa seu campo de energia, podendo alterar sua
frequência vibracional, obtendo dessa forma resultados muito mais
satisfatórios do que uma massagem realizada com luvas ou outra técnica
terapêutica isenta de contato físico paciente-terapeuta.
Ferramentas
como Massagem Relaxante, Reiki, Cromoterapia e Cromopuntura e Cristais
tem sido utilizadas com sucesso em pacientes com depressão, síndrome de
pânico e inclusive pessoas sob tratamento quimioterápico. As mãos
liberam energia e essa troca de energia entre paciente-terapeuta
favorece muito os processos enzimáticos da química celular, trazendo uma
melhora clínica para indivíduos que passam por diferentes tratamentos.
Segundo
a pesquisadora Ana Cristina de Sá, Doutora em Enfermagem pela
Universidade de São Paulo (USP), os benefícios do Toque Terapêutico são
baseados na Física Quântica e comprovados cientificamente, podendo ser
utilizado em pacientes acometidos de qualquer patologia.
Dessa forma, a Massagem Terapêutica, quando realizada por um profissional especializado e com a intenção de cura, traz inúmeros benefícios como a liberação de endorfinas (o que reduz a dor e proporciona o efeito de relaxamento muscular), além de melhorar a capacidade do organismo de aumentar anticorpos e combater infecções. Também atua no suporte energético do organismo, ajudando as células a reagirem contra agressões de diversas naturezas, sejam de ordem física, emocional ou psicológica.
Marcadores:
Ansiosidade,
Cancer,
Depressão,
Massagem,
Massoterapia,
Quimioterapia,
Relaxamento,
Terapias Alternativas,
Terapias Complementares,
Terapias Integrativas,
Terapias Naturais
Assinar:
Postagens (Atom)