sábado, 13 de maio de 2017

Confrei - Parte IV

Bálsamo de Plantas Medicinais é um produto que eu adoro e sempre que possível eu mesma faço até porque não utilizo conservantes e sei que foi feito com todo o carinho e cuidado. Cada erva possui propriedades terapêuticas específicas e nessa postagem vou explicar como eu faço o Bálsamo de Confrei.

Eu falei das propriedades medicinais do Confrei aqui. Esse bálsamo é excelente para tratar dores causadas por contusões, reumatismo, artrite, artrose, úlceras varicosas, picadas de insetos e assaduras. Além de ser super prático e fácil de transportar na bolsa. A quantidade é para uma embalagem de 30g, se quiser preparar mais é só aumentar os ingredientes na mesma proporção.

1 - Macerar um punhado de Confrei seco para liberar as propriedades da erva;




2 - Colocar para derreter em banho maria, em fogo baixo, 10g de manteiga de karité, 10g de manteiga de cacau e 1 col (sopa) de azeite de oliva. Adicionar a erva e deixar ferver durante 30 min mexendo seguidamente. Procure utilizar um recipiente e colher que não seja de alumínio (eu utilizo panela esmaltada e colher de pau);




3 - Coar o preparado e adicionar 5g de cera de abelha ou cera de carnaúba na mistura ainda quente e mexer até derreter. É a cera que vai dar a consistência do bálsamo. Não tem problema se ficar alguns farelinhos de Confrei (eu adoro quando ficam);



4 - Se quiser pode acrescentar algumas gotas de óleo essencial. Nesse eu acrescentei 4 gotas de óleo essencial de Camomila Romana  (Anthemis nobilis) porque adoro camomila e também porque esse óleo essencial contem propriedades anti-inflamatórias;


 A cera derretendo


5 - Depois é só colocar em um frasco com tampa e aproveitar todos os benefícios maravilhosos desse poderoso bálsamo!



* Se você tiver o Óleo de Confrei que ensinei a fazer aqui, pode simplesmente aquecer em banho maria e adicionar a cera de abelha ou carnaúba para dar consistência.

Confrei - Parte II


Além de ser utilizado em compressas e emplastros, como expliquei aqui, outra forma de utilização do Confrei é através de óleo ou tintura. Vou explicar a maneira como EU preparo as a tintura e o óleo de Confrei. A maneira de fazer pode variar de pessoa para pessoa.




 
Tintura de Confrei

A tintura é uma forma de preparação em que se extrai os princípios ativos das plantas medicinais utilizando-se um conservante alcoólico. A vantagem de se preparar uma tintura de ervas é que seus compostos e nutrientes se conservam por muito mais tempo.

A tintura pode ser preparada com plantas frescas ou secas, previamente picadas ou trituradas. O procedimento para o preparo de tintura é o mesmo para qualquer parte da planta: raízes, caules, flores ou folhas.
 
Tintura de planta seca

Para preparar a tintura com o Confrei seco eu utilizo a proporção de 10%, então para 1 litro de conservante alcoólico uso 100 g da planta:

- 100 g de Confrei seco;
- 1 litro de rum (pode-se usar wodka, cachaça, álcool de cereais ou outro de sua preferência)


Modo de preparo:
- a tintura deve ser preparada em um frasco de vidro esterilizado e seco;
- coloque a erva no frasco e cubra-a totalmente com o rum e tampe;
- coloque uma etiqueta contendo o nome da planta e a data de preparo;
- guarde o preparado em local escuro e em temperatura ambiente, durante 21 dias, agitando o frasco pelo menos 1 vez ao dia;
- coe a tintura e guarde-a em frascos de cor escura (eu costumo utilizar garrafas de vidro âmbar);
* A validade da tintura de planta seca é de dois anos, quando armazenada em local fresco, seco e escuro.

Tintura de planta fresca

Para preparar a tintura com o Confrei fresco utilizo a proporção de 20%:

- 200 g de Confrei fresco;
- 1 litro de rum (ou outro de sua preferência);


Modo de preparo:
- o procedimento de preparo é o mesmo realizado com a planta seca, porém ao colocar a erva no frasco eu pico as folhas com as mãos para facilitar a extração dos princípios ativos.
* A validade da tintura de planta fresca é de apenas um ano.

A tintura pode ser usada externamente na forma de unguentos, massagem e na formulação de pomadas e cremes.
 




Óleo de Confrei 

Essa é a maneira como EU faço o Óleo de Confrei. Não tem mistério, o preparo é basicamente sempre o mesmo, claro que tomando certos cuidados com higiene e limpeza dos produtos a serem utilizados.

Prefira fazer o óleo de Confrei com a planta seca. Se estiver fresca, colha e deixe secando por alguns dias.
- Coloque o Confrei em um frasco de vidro limpo e esterilizado até chegar quase na borda, deixando um espaço para cobrir com o óleo.
- Cubra a erva com  algum óleo vegetal. Eu costumo utilizar óleo de milho prensado à frio (comprado em casas de produtos naturais e cosméticos, não é o mesmo óleo de milho refinado que encontramos no supermercado). Você pode utilizar azeite de oliva, óleo de girassol ou outro de sua preferência.
 - Aperte bem a erva, tomando o cuidado para que o óleo cubra totalmente o Confrei. Tampe-o e coloque uma etiqueta com o nome da planta e a data em que foi feito. Deixe descansar em um local escuro e arejado.
- Abra o frasco algumas vezes por semana empurrando o Confrei para baixo afim de liberar possíveis bolhas de ar e garantir que o óleo esteja sempre cobrindo as folhas.
- Após 6 semanas coe e condicione o óleo em um vidro âmbar.

O óleo de Confrei pode ser usado para massagear articulações doloridas, pancadas, picadas de inseto, aliviar queimaduras ou para diminuir a dor causada por varizes.




* Essa receita foi baseada na receita ensinada no Blog Aromas Vitais: http://aromasvitais.blogspot.com.br/2015/08/oleos-macerados-diy.html e também nos ensinamentos da minha avó, que utilizava o óleo de Confrei nas varizes do meu avô e todas as vezes que eu corria para a casa dela com algum machucado 💚💚💚

Confrei - Parte I

O Confrei é um arbusto perene pertencente à família das Borragináceas. Cresce em forma de touceira e suas folhas possuem um formato oval saindo praticamente ao nível do solo. São grandes na base da planta e diminuem de tamanho na parte superior. Suas flores são reunidas em ramalhetes mais ou menos folhosos e torcidos. Possuem uma cor amarelada, esbranquiçada ou violácea. Mesmo havendo as flores, não há produção de frutos e nem de sementes, isso acontece porque essa é uma herbácea híbrida. De origem Européia e das zonas temperadas da Ásia seu cultivo teve boa adaptação ao clima do Brasil.

 Imagem de domínio público

Indicações:

O Confrei tem excelentes resultados como cicatrizante de feridas, úlceras varicosas, irritações da pele, furúnculos, hemorroidas, artrite, reumatismo e dores em geral devido à sua composição formada de substâncias de ação cicatrizante, anti-inflamatória e anti-irritante. Além disso é utilizado no tratamento de doenças gastrointestinais, desinterias, hemorróidas, tosse, bronquite, asma e irregularidade menstrual.

A ingestão do chá de Confrei via oral é recomendada com cautela, portanto nesse artigo falarei somente das formas de uso externo, que é a forma como eu uso e aproveito as propriedades dessa erva e tenho comprovação da eficácia.


Formas de uso:

Vou compartilhas com vocês as formas como EU utilizo o Confrei tanto em consultório, como em mim e minha família.

Seu uso local pode ser feito através de compressas, emplastro ou cataplasma com argila. Outras opções de utilização são o óleo, bálsamo e tintura de Confrei. O óleo e a tintura de Confrei eu ensino a fazer aqui. O bálsamo eu ensino a fazer aqui.

- Compressas
Fazer um chá - colocar 2 punhados da erva fresca ou 1 punhado da erva seca em 200ml de água e deixar ferver por 15 minutos. A água vai evaporar um pouco com a fervura, não tem problema. O chá deve ficar bem forte, como se fosse uma sopa de verduras, então se você colocar mais água, aumente a quantidade de erva na mesma proporção. Coar e aplicar diretamente sobre o local com um pano umedecido nesse chá. A Compressa de Confrei pode ser utilizada na cicatrização de feridas, furúnculos, picadas de insetos e animais peçonhentos, irritação na pele, queimaduras e para estancar hemorragias. Nesse caso use a compressa com o chá frio. Para diminuir febre, tosse, bronquite use o preparado morno.

- Emplastro
Macerar a erva fresca e colocar diretamente no local. Se não tiver a erva fresca e for usar erva seca, colocar algumas gotas de água quente para auxiliar na liberação das propriedades terapêuticas da planta. Essa forma de uso é eficiente em casos de úlcera varicosa. 

- Cataplasma
O cataplasma de argila pode ser feito de diferentes formas, sendo que a quantidade do preparado vai depender do tamanho do local afetado. Vou explicar em uma proporção de 50ml de líquido, que poderá variar para mais ou para menos na mesma proporção.

Método 1. Fazer uma infusão colocando 2 punhados de erva fresca ou 1 punhado de erva seca em 50ml de água fervente. Tampar e deixar descansar por 15 minutos. Vai ficar bem forte. Coar o chá, adicionar 5 colheres (sopa) de argila branca, roxa ou verde. Formará uma pasta, como massa de bolo, nem muito mole nem muito dura. Se ficar muito mole, acrescentar um pouco mais de argila, se ficar muito dura, acrescentar um pouco de água. 

Método 2. Em 50ml de água colocar 30 gotas de tintura de Confrei. Diluir 5 colheres (sopa) de argila nessa mistura. Novamente a quantidade vai depender do local afetado, variando para mais ou para menos na mesma proporção. 

Método 3. Macerar a erva fresca, acrescentar água e deixar descansar durante 12 horas (eu costumo fazer à noite para utilizar na manhã seguinte). No dia seguinte coar e acrescentar argila necessária até chegar o ponto de pasta. 

A foto não ficou das melhores mas dá para ter uma noção do ponto de pasta do preparado de argila que me refiro.




O Confrei auxilia na aceleração da cicatrização de feridas cutâneas e também na diminuição das dores causadas por varizes e reumatismo. Ajuda a estancar sangramentos de feridas na pele e pequenas hemorragias. 

Energeticamente o Confrei estimula o sentimento de confiança pessoal, trabalhando a reestruturação do ser. Ele estimula a consciência e desperta no indivíduo a força para recomeçar, quando se vive experiências desgastantes, com aquela sensação de "fim da linha".  Combate à tendência de autodestruição resultante do cansaço de lutar.

O Confrei é muito poderoso quando utilizado em rituais de prosperidade, para atrair dinheiro e proteção das finanças e do lar. É considerada a erva protetora dos viajantes, podendo-se colocar uma folha dentro de bolsas e malas para prevenir extravios e roubos. Para proteção da casa pode-se fazer uma defumação queimando a erva em um braseiro e espalhando sua fumaça pelo local. Aqui eu mostro como ficou o patuá de proteção que fiz utilizando o Confrei.

Nome científico: Symphytum officinale
Familia: Boraginaceae 
Planeta: Saturno
Elemento: Água
Propriedades medicinais: Cicatrizante, analgésica, anti-inflamatória,  tonificante
Propriedades mágicas: proteção em viagens, contra roubos e para atrair dinheiro


Referências Bibliográficas: 
- Os Aspectos Sutis, Simbólicos e Sagrados das Plantas Medicinais, Fábio L. Stern 
- Medicina Oculta, Samael Aun Weor

Confrei - Parte III

Fiquei de mostrar como eu fiz meus Patuás de Confrei para carregar na bolsa e na mala em viagens. Infelizmente eu esqueci de tirar fotos do processo, mas é super simples e não tem mistério. 

Resolvi fazer esses patuás porque já aconteceu comigo mais de uma vez de danificar mala, roubarem minha carteira e da companhia aérea extraviar a bagagem e até mesmo o bebê conforto do meu filho em viagens. Pois bem, já que o Confrei possui a energia de proteção (falei sobre as Propriedades Mágicas dessa erva aqui) porque não aproveitar... A partir de agora  deixarei o patuá menor sempre dentro da minha bolsa e o maior me acompanhará em futuras viagens dentro da mala.

Eu usei Juta, mas pode-se usar outro tecido como feltro, linho ou outro tecido de sua preferência. Cortei um retângulo, costurei as bordas com sisal, adicionei Confrei seco e amarrei a ponta. Aproveitei que eu tinha algumas pedrinhas de ônix já perfuradas e costurei uma em cada patuá para potencializar a proteção. 

Não esqueça: sempre que for trabalhar com ervas, seja no campo medicinal ou em rituais, coloque sempre a sua intenção. Nesse caso, enquanto eu fazia meus patuás, fui intencionando que eu queria proteção contra extravios e roubos e também proteção. E nunca deixe de agradecer os benefícios que a Mãe Natureza nos dá.