quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Maracujá 🌿💚

Recentemente postei na minha Fanpage sobre como a natureza me surpreende a cada dia.

Não posso deixar de publicar aqui o quanto estou apaixonada pelo meu pé de Maracujá, principalmente porque ele começou a florir justamente em uma época em que estávamos passando por uma fase conturbada e era quando mais precisávamos das suas propriedades energéticas.


Energeticamente o Maracujá é considerado a planta do amor puro, do amor incondicional e da compaixão. Sua flor só é polinizada por uma espécie de marimbondo, o Mamandagá, ensinando-nos que por mais diferentes que possamos nos sentir, sempre há uma contraparte de nós para nos amar.
Quando sozinhos, nos ensina a termos paciência e esperar pelas pessoas certas. Quando estamos em um relacionamento, nos permite ver o melhor de nós mesmos através dos olhos do parceiro, diminuindo brigas por picuinhas.
O maracujá estimula o amor ao próximo, melhorando nosso relacionamento com pessoas que não queremos (mas precisamos) nos relacionar.

Conta a lenda amazônica que uma jovem índia não correspondia às investidas do xamã da tribo. Revoltado ele a transformou em planta no dia do seu casamento com seu grande amor, Mamandagá. A índia (agora transformada em planta) passou a florescer de uma forma que os marimbondos não conseguiam polinizá-la. Seu noivo ficou imerso na tristeza por isso os deuses o transformaram no único marimbondo que conseguia polinizar a flor. Assim, dos beijos e carinhos do marimbondo Mamandagá nasciam os frutos, considerados pelos índios os filhos do casal.
Ahhh, sábia natureza...  🍈🌳🌿💚

Nome científico: Passiflora edulis; Passiflora ssp.
Planeta: Vênus
Elemento: Água
Divindades: Isis, Venus, Inanna, Mabon, Cernunnos, Guãnyin, Netuno, Hera, Hebe, Juno
Propriedades medicinais: sedativo, analgésico, calmante, antiespasmódico, ansiolítico, vermífugo. As folhas são antipiréticas e adstringentes.


*Texto adaptado do livro Aspectos Sutis Simbólicos e Sagrados das Plantas Medicinais, Fábio L. Stern.

Nenhum comentário:

Postar um comentário